segunda-feira, 21 de setembro de 2009

16º. Encothe Adulto – Primeiro Dia, por Maneco Nascimento

O Teatro Municipal João Paulo II recebeu na noite do dia 19 (sábado) de setembro de 2009, o primeiro dia do Encothe Adulto. Para essa noite apresentaram-se os corais da Escola de Música de Teresina (Regente Aislan Leal); da Secretaria de Administração (Regente Teotônio Rodrigues); Coral Misto “Pinheiro Machado” e “Liceu” (Regente Moisés Lodoro) e Coral da AABB/FENABB (Regente Cláudia Tenório).

Há dezesseis anos realizando o Encontro de Corais de Teresina, a Prefeitura de Teresina e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves reafirmam essa cultura de que a cidade é musical e estimulam os dons musicais seja a partir da prática de tocar um instrumento, seja a partir do canto coral. Sempre há uma arte de aliviar o espírito e enriquecer a arte e cultura da Cidade.

Os corais que fizeram as vezes nesse dia 19 de setembro cumpriram bem seu papel e demonstraram haver vida saudável na prática de canto coral de Teresina. Alguns + imberbes, outros + ousados e uns ainda + equilibrados.

Todos fizeram bem a lição, cantar e encantar, perpetuar o coro de vozes dos contentes na defesa das melodias. Houve coro com aspectos mais estudantis e essa certa volatilidade que estudantes têm com as práticas oferecidas pelas escolas. Acertaram, mas timidamente e com vozes encolhidas, não semitonadas, com receio de errar (Coral da Escola de Música de Teresina e Coral Misto “Pinheiro Machado” e “Liceu”).

O coral representante da Escola de Música de Teresina parecia ter mais força no regente (Aislan Leal) que no Coro, objeto de maior interesse do público ouvinte e sujeito primeiro de apropriação de resultados da arte de bem cantar. Já o Coral Misto “Pinheiro Machado” e “Liceu” trazia um vigor e bom humor no regente (Moisés Lodoro) que dava uma calma e tranqüilidade aos coralistas durante a performance de perfil escolar em franca aprendizagem.

Houve outros que percorreram melhor as melodias e arranjos + versáteis e não fizeram-se de rogados. Naipes femininos seguros e com vozes limpas determinando a partitura. Repertório rico da cor musical brasileira, dado presente em todos os corais, e intenções privilegiadas de aplicar regras de partituras com alegria de cantar e defender a arte do canto coral. O regente Teotônio Rodrigues, Coral da Secretaria de Administração, tem um grupo que não disfarça o que tem aprendido nos ensaios preparatórios à apresentação.

O último coral a se apresentar na noite foi o da AABB/FENABB, regido por Cláudia Tenório. Nesse grupo houve também destaque às vozes masculinas, especialmente de tenores. Nas três iniciativas anteriores os sopranos e contraltos foram dominadores. As melodias selecionadas pelo coral da AABB/FENABB andejaram entre exemplos do “brega” (com arranjo muito feliz para coral) e clássicos da MPB. Grupo enxuto, desenvoltura satisfatória do ponto de vista músico/vocal e talento com saldo de profissional.

Dos sete corais inscritos para a noite do dia 19 de setembro de 2009, quatro preencheram com prazer sensível a platéia concorrida do Teatro Municipal João Paulo II e carimbaram com a presença devotada o 16º. Encontro de Corais de Teresina.