por maneco nascimento
A Companhia Manoel Kobachuk com o seu “Encanta Brasil’ encheu os corações do público estudantil que preencheu duas sessões do Teatro Municipal João Paulo II, no último dia 08 de maio, às 14 e 16 horas respectivamente. De Teresina e de Codó(MA) chegaram as caravanas de crianças e adolescentes bastante empolgadas com bonecos de toda qualidade e eficiência de vida de marionetes. Das mais variadas técnicas de manipulação tanto para criança quanto para adultos, como frisa o release da Cia, há bonecos com sopro de vida movimentados com as mãos, com fios, com varas, sombras. Um “Encanta Brasil” de atores e bonecos para espectadores de todas as cidades e todos os gostos.
Com 30 anos de carreira e + de 20 espetáculos de teatro de bonecos, a Companhia Manoel Kobachuk tem alma de títere e larga memória de realização em seu repertório de arte criativa, lúdico e fantasia para um universo de muita cultura revisitada.
Com o “Encanta Brasil” alarga o fantástico mundo do teatro de marionetes e brinca de todo poderoso ao animar o extraordinário círculo do inanimado. O Teatro do Invisível aos olhos da mais diversa geração de platéia, do mais imberbe ao mais maduro espectador admirado de encanto pela arte de entreter, divertir e propiciar prazer elaborado a olhos, ouvidos e espírito livre.
Num elogio à música popular brasileira seleciona um histórico que se inicia com sons de identidade primitiva africana para desembarcar em praias brasis. Os quatro atores manipuladores - Paulinho de Jesus, Alejandro Dominguez, Cláudio Miiller e Roberto Venícius - abrem a cena com máscaras primordiais que vão evoluindo para a carnavalização até aportar na máscara da máscara: a do próprio ator. Num didático ensaio de cultura histórico/sonora construída, vai-se evoluindo nas manifestações musicais recortadas para as características de cada região brasileira. Tudo feito ao sabor do maravilhoso mundo mágico dos bonecos com seus alegres e fantásticos sonhos animados ao vigor do ato concentrado de sua anima, o manipulador. Este, por sua vez, recebe a tutela dos criadores – Manoel Kobachuk, Neiva Figueiredo e Edson Naindorf – das personagens vigorosas vistas em cena.
As homenagens às Cantoras do Rádio com as deslumbrantes Rainhas Emilinha Borba e Marlene entremeadas com a voz das Frenéticas é +. Seu Lula, o saudoso Luis Rei do Baião Gonzaga também é ponto expressivo e emocionante do espetáculo. Faltassem tantas outras referências à memória da nobre música popular brasileira, sobraria a iluminação de Luís Nobre, quente como a alma dessas gentes que construíram o cancioneiro nacional.
A Confecção de Figurinos, de Cláudio Miiller está téte a téte com a Cenografia, Figurinos, Adereços e Máscaras forjados nas caldeiras de Márcio Innocenti. Ainda que fosse pouco falar da montagem até aqui, seria injusto esquecer os Solos de Guitarra de Gilson Fukushima ou a Direção Musical e Trilha Sonora de Ulisses Galetto.
Pois parece que há um gênio do bem planejando estratégias de conquistar platéias por onde passar. Esse gênio manipulador das fantasias mais interiores, aprisionadas no recôndito de todo mundo, atende pelo nome de Neiva Figueiredo – Direção de Produção; de Manoel Kobachuk – Roteiro e Direção e da especial Companhia Manoel Kobachuk que assina a Produção do espetáculo.
Num Brasil de uma diversidade de manifestação sonora surge, no quadro atual, um determinado segmento musical que parece dominar o espaço e inebriar definitivamente o senso comum em favor da indústria cultural tautológica. Porém há uma nota dissonante, está no teatro e se apropria da linguagem sonora. Desenhada na partitura da vida e memória da música brasileira, o “Encanta Brasil” ensina, repete e melhor, reconstrói o memorial do imaginário popular musical a partir de uma das técnicas + primitivas do fantástico teatro inventado pelo homem das cênicas: a vida de marionetes.
Grande o teatro da Companhia Manoel Kobachuk que educa ensinando o público a se reconhecer na própria história.
Teresina, 10 de Junho de 2009
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário